SOBRE O IDEA AEROESPACIAL
QUEM SOMOS:
Nossa história remonta à criação da ANAC, em 2005, cujas competências não mais incluiriam as atividades de estudos, pesquisas e capacitação, o que acarretou o fim de algumas instituições do antigo Sistema de Aviação Civil, encarregados, até aquela época, de desenvolver as referidas tarefas no âmbito da aviação civil no Brasil.
Neste contexto, surgiu a ideia de, numa nova instituição privada, juntarmos especialistas de diversas organizações do referido Sistema de Aviação Civil para formarmos uma associação, com o intuito de seguirmos prestando os serviços de consultoria nas áreas em que já trabalhávamos há mais de vinte anos.
Assim, em meados de 2008, reunindo especialistas de instituições como o Instituto de Aviação Civil - IAC, a Agência Espacial Brasileira, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, o Instituto de Cartografia Aeronáutica - ICA, o Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica (antigo ICAF, atual Comissão de Desportos da Aeronáutica - CDA) e do próprio escritório da ICAO no Brasil, fundamos o Instituto IDEA Aeroespacial.
Há 15 anos, o IDEA Aeroespacial, constituído sob a forma de Associação e qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, vem atuando no desenvolvimento e aplicação de estudos, planejamento, projeto, consultorias especializadas e treinamentos, nas mais diversas áreas do transporte aéreo, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento do setor no Brasil.
Contando com capital humano diferenciado, composto por profissionais com formações especializadas, do nível técnico ao doutorado, o corpo de consultores do IDEA Aeroespacial é oriundo, primordialmente, de instituições do Sistema de Aviação Civil Brasileiro, conforme descrito, e possui ampla experiência nas áreas de pesquisa, planejamento, projeto e treinamento para o setor aeroespacial.
Nossa Diretoria
Alison Vasconcelos
Diretor-Presidente
alison@ideaaeroespacial.org.br
Formado em Engenharia Cartográfica pela UFPE, possui especialização em Cartografia Automatiza na Escola Cartográfica do DMA-IAGS, Panamá, em Análise de Sistemas pela PUC-RJ, em Aplicação do Cálculo Matricial no Ajustamento Geodésico e Aerofotogramétrico – IME, Rio de Janeiro, além de vários outros cursos na área de cartografia e geoprocessamento. Na carreira militar, servindo na Aeronáutica, o Coronel (Reserva) Alison, que foi Diretor do ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), fez, também, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica e o Curso de Comando e Estado-maior da Aeronáutica.
Possui mais de quarenta anos de vida profissional dedicada ao Sistema de Aviação Civil, tendo acumulado vasta experiência nas áreas de cartografia, sensoriamento remoto, aerofotogrametria, geodésia e geoprocessamento, em apoio aos estudos de infraestrutura, operacionais, econômicos e ambientais, relacionados ao aeroporto, tais como: elaboração de planos básicos e específicos de zona de proteção de aeródromos; análises de objetos projetados no espaço aéreo; elaboração de planos de zoneamento de ruído; escolha e avaliação de sítios aeroportuários, análise técnico-operacionais de aeroportos, etc.
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cumulativamente é Docente da Universidade Estácio de Sá, do Curso de Ciências Aeronáuticas e Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia da Aviação - ABRAPAV. Elemento Credenciado - Fator Humano - Aspecto Psicológico (Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos), pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos -CENIPA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Aplicada à Segurança de Voo e à Aviação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de voo, aviação, psicologia na aviação, tráfego aéreo e organização do trabalho no ambiente de aviação. Ergonomista certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia.
Graduado no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Força Aérea Brasileira, o Tenente Coronel Silva Junior (Reserva) concluiu MBA em Gerência de Projetos pela FGV - RJ e Mestrado em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea - UNIFA. Participou, dentre outros, dos seguintes cursos: Certificação de Empresa Aérea pelo IAC, Segurança de Voo pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA e Fatores Humanos em Aviação pela Universidade de Rovira - Espanha.
Na carreira militar, servindo na Aeronáutica, fez, também, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, o Curso de Preparação de Instrutores, o Curso de Comando e Estado-maior da Aeronáutica e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégias Militares.
Possui mais de quarenta anos de vida profissional dedicada à aviação e ao esporte. Foi idealizador e criador do Núcleo do Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica - NUICAF, com apoio da Organização de Aviação Civil Internacional – OACI, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e do então Ministério da Aeronáutica, tendo sido o seu 1º Diretor. Ainda na carreira militar, foi Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica - CDA. Já na carreira civil, foi Vice-chefe e organizador das delegações do Comitê Olímpico Brasileiro – COB dos Jogos Mundiais da Juventude, Jogos Sul-americanos e Jogos Pan-americanos. Posteriormente foi Superintendente Técnico do Comitê Olímpico Brasileiro - COB. Também foi membro da Comissão do Departamento de Aviação Civil - DAC para os estudos de criação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. Nesta Agência, foi Gerente de Estudos de Ergonomia da Aviação Civil – GEAA e Gerente-Geral da Gerência de Certificação Operacional – GGCO. Recentemente, foi Adjunto do Comandante da UNIFA para assuntos ligados aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e exerceu o cargo de Vice-Diretor do Instituto de Ciências da Atividade Física – ICAF.
Atualmente, dedica-se às atividades de Diretor Técnico do IDEA e à implantação do Projeto Memória do Esporte Brasileiro desenvolvido pela parceria entre a UERJ e o Arquivo Nacional.
Graduado pela Academia da Força Aérea e formado pela CTIS Tecnologia, em Brasília. Concluiu todos os cursos de carreira e operacionais da Caça e do Controle de Defesa Aérea Brasileiros. Realizou cursos na área de Defesa Aérea, nos E.U.A., nas Bases Aéreas de Lackland e Tyndall, e no Air Defense College, na Inglaterra, tendo sido Piloto de Caça por nove anos.
Serviu no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), comandou o 5º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle (5º/1º GCC). Foi Diretor de Operações na Comissão de Implantação do SISCEAB (CISCEA), Chefe da Comissão de Recebimento de Materiais e Serviços do Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM (COMFIREM), em Boston, nos E.U.A. Mais tarde, foi Presidente e, em sua gestão, responsável pela conclusão do Projeto SIVAM. Após transferência, assumiu a Chefia do Subdepartamento de Logística e, posteriormente, tornou-se Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA). Tem publicado diversos artigos sobre sistemas embarcados em aeronaves, simuladores e integração do controle do espaço aéreo.
Cumulativamente, o Major Brigadeiro do Ar (Reserva) Pinheiro é também, hoje, Presidente da COESA Consultoria e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça.
Luiz Avellar Jr
1º Diretor Técnico, MSc.
avellar@ideaaeroespacial.org.br
Cel./WhatsApp: 21-98131-1045
Engenheiro Mecânico pela UFF; com pós-graduação em Engenharia de Aeroportos, pelo Instituto Politécnico Nacional, no México; MBA em Transportes - Master in Transport Business - COPPE/UFRJ; Mestrado em Transportes pela COPPE/UFRJ, além de haver publicado diversos artigos acadêmicos sobre o tema. Possui mais de 30 anos de experiência em planejamento, desenvolvimento e projeto de aeródromos, tendo elaborado e coordenado Planos Aeroviários, Planos Diretores, Estudos de Viabilidade Técnica, Estudos Preliminares e Assessoria em Anteprojetos, Escolha e Avaliação de Sítios Aeroportuários, Planos de Zoneamento de Ruído e Desenvolvimento de Estudos para o Modelagem e Processo de Concessão de Aeródromos.
Possui inúmeros cursos de especialização na área de planejamento aeroportuário como: inspeção aeroportuária – INSPAC Infraestrutura Aeroportuária – SIA – ANAC; ICAO Safety Oversight Auditor Training Course – ICAO; “Certificação operacional de Aeroportos” – Instituto de Aviação Civil – DAC; ICAO Safety Management Systems (SMS) Training Course; “Estudo Aeronáutico” – Avaliação e Análise de Risco – Segurança Operacional de Aeroportos, no IAC – DAC; Qualificação de Auditores da Qualidade (ISO 9001 / 14001) – Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI); Aeronautical Studies Training Course | Safety – ESR Technology; Airport Safety Management Systems (SMS) - International Air Transport Association (IATA) – Montreal – CANADÁ; Simulação em ARENA 3.0 – VORTEX Tecnologia; Programa de Treinamento sobre Veículos Aéreos Não-Convencionais – ICAO; Certificação quanto ao Ruído Aeronáutico – ICAO; Planejamento de Rede de Aeroportos – ICAO.
Fabio Scatolini
Meio Ambiente e Relacionamento Urbano, DSc.
Tel.: 021-3203-6248
Com mais de 30 anos de experiência na área de meio ambiente e relacionamento urbano, tem Bacharelado e Licenciatura Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET-COPPE-UFRJ), Doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico Aeroespacial (CIVIL-ITA) e Pós-Doutorado pelo Instituo Militar de Engenharia (IME).
Experiência tanto profissional quanto acadêmica (artigos publicados) em impactos ambientais da aviação civil (ruído e qualidade do ar), planejamento de aeroportos, desenvolvimento de instrução profissional em aviação civil (Programa TRAINAIR OACI) e logística humanitária.
Luiz F. C. da Frota Mattos,
2º Diretor Administrativo-Financeiro, MSc.
Graduado em Engenharia Civil e em Ciências da Computação, pós-graduado em Gerência de Redes e Sistemas, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestre em Computação Paralela. Mais de 17 anos de vida profissional relacionada a projetos no extinto Departamento de Aviação Civil - DAC, da ANAC e do DECEA junto à Organização da Aviação Civil Internacional - OACI.