O IDEA Aeroespacial elaborou e aprovou, recentemente, junto às autoridades aeronáuticas, seis Planos Específicos de Zoneamento de Ruído - PEZR, três Planos Diretores Aeroportuários com a revisão dos respectivos Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos, e ainda mais dois Estudos Complementares de Impacto Sonoro de Ruído Aeronáutico, contemplando os seguintes aeródromos administrados pelo Governo do estado de São Paulo:
1 - Aeroporto Estadual de Pres. Prudente/Adhemar de Barros (IATA: PPB, ICAO: SBDN);
2 - Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto / Doutor Leite Lopes (IATA: RAO - ICAO: SBRP);
3 - Aeroporto Estadual de S. J. do Rio Preto / Prof. E. M. Reino (IATA: SJP - ICAO: SBSR);
4 - Aeroporto Estadual de Sorocaba / Bertram Luiz Leupolz (IATA: SOD, ICAO: SDCO);
5 - Aeroporto Estadual de Marília / Frank Miloye Milenkovich (IATA: MII, ICAO: SBML); e
6 - Aeroporto Estadual de Araçatuba / Dario Guarita (IATA: ARU, ICAO: SBAU).
Os aeródromos que fizeram parte do escopo deste projeto foram:
1 - Aeroporto Estadual de Pres. Prudente/Adhemar de Barros (IATA: PPB, ICAO: SBDN):
2 - Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto / Doutor Leite Lopes (IATA: RAO - ICAO: SBRP):
3 - Aeroporto Estadual de São José do Rio Preto / Professor Eribelto Manoel Reino (IATA: SJP - ICAO: SBSR):
4 - Aeroporto Estadual de Sorocaba / Bertram Luiz Leupolz (IATA: SOD, ICAO: SDCO):
5 - Aeroporto Estadual de Marília / Frank Miloye Milenkovich (IATA: MII, ICAO: SBML):
6 - Aeroporto Estadual de Araçatuba / Dario Guarita (IATA: ARU, ICAO: SBAU):
Os estudos complementares de impacto sonoro de ruído aeronáutico adicionais fazem jus ao processo de regularização ambiental em andamento na CETESB, conforme especificado no Termo de Referência do Edital no 005 / DAESP / 2020, por meio dos quais diferentes cenários serão elaborados e analisados, tendo como referência a atual operação onde serão avaliados, por exemplo: cenários que considerem a exclusão de voos noturnos, a redução do número de movimentos, a restrição de operações específicas, etc. Uma vez definido um cenário específico mais apropriado para cada aeroporto, foram estabelecidas as curvas específicas, que seguiram acompanhadas dos respectivos relatórios de análise de impacto de vizinhança, prevendo a identificação qualitativa e quantitativa de receptores críticos e propositura de medidas e ações de mitigação de eventual impacto identificado.
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